Interior do país é mercado promissor para franquias.

 

 Ideias: uma a cada quatro franquias do país está fora das capitais e das regiões metropolitanas.

 

A alta imobiliária nos grandes centros, associada ao aumento da renda da classe C e ao potencial de consumo dos moradores das cidades fora das regiões metropolitanas, tem acarretado na migração do franchising para o interior do país.
Hoje, uma em cada quatro franquias brasileiras está fora das capitais e das regiões metropolitanas, o que faz dessa região um expressivo mercado a ser explorado por empreendedores.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) levantados com exclusividade para o Sebrae, 75% das marcas associadas à instituição estão nas capitais e nas regiões metropolitanas e apenas 25% nas cidades do interior do país.
No entanto, pesquisa do Sebrae mostra o alto potencial de consumo no interior e, para incentivar o processo de interiorização de franquias e capacitar empreendedores fora das capitais, o Sebrae e a ABF firmaram um convênio que vai levar cursos sobre franchising para 120 cidades brasileiras em 2015 e 2016.
Serão realizados 337 cursos Entendendo Franchising em 19 estados para capacitar potenciais franqueados e franqueadores.
O conteúdo inclui conceitos de franquia, vantagens e desvantagens do sistema, mitos e verdades e aspectos legais do franchising.
O Sebrae também vai orientar os empreendedores sobre como escolher uma franquia e analisar o investimento necessário para a abertura do negócio.
A meta é atender pelo menos 25 mil pessoas.
Existe um enorme potencial de consumo nas cidades do interior do país e, por isso, o Sebrae está preocupado em levar capacitação para esses empreendedores.
Levantamento realizado pela instituição mostra que o consumo fora das capitais e regiões metropolitanas soma R$ 827 bilhões ao ano, o equivalente a 38% do total do consumo no país.
“De cada R$ 10 gastos no Brasil, R$ 4 correspondem ao consumo efetuado no interior. Esse cenário confirma a existência de um ambiente promissor para os pequenos negócios, na medida em que metade da população brasileira vive nessas cidades e essas regiões vêm apresentando um crescente desenvolvimento econômico”, ressalta o presidente nacional do Sebrae, Luiz Barretto.
Para a presidente da ABF, Cristina Franco, o trabalho conjunto refletirá em avanços econômico-sociais relevantes para o país.
“A interiorização do franchising e a educação são dois dos pilares da atuação da ABF, daí a importância de unirmos a nossa expertise à do Sebrae para levarmos o conhecimento sobre o franchising e o empreendedorismo a todo o Brasil”, declara.
A expansão dos cursos é uma oportunidade de capacitar quem tem interesse e quem já abriu uma franquia, mas ainda precisa de orientação, e empresários que têm um negócio e querem se transformar em franqueados.
“O setor de franchising é um dos menos arriscados para quem está iniciando suas atividades como empreendedor na medida em que ele aproveita marcas já consagradas no mercado e recebe o know how do franqueador em gestão e operação”, ressalta Barretto.
“A expansão das franquias pelo interior também traz novas oportunidades de emprego, gerando mais renda para a população”, completa o presidente do Sebrae.
De norte a sul
Os cursos serão ministrados no Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
A capacitação terá duração aproximada de oito horas.
Além dessa ação, o convênio também prevê a capacitação dos empreendedores por meio de seis cursos do Ensino a Distância (Gestão Financeira, Gestão de Pessoas, Atendimento a Cliente, Merchandising e Publicidade, Custos e Preço de Venda e Indicadores de Desempenho), que são gratuitos e estarão disponíveis a partir deste ano.
fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/interior-do-pais-e-mercado-promissor-para-franquias

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