Franquias: setor crescente.


De acordo com levantamento, em 2014, foram inauguradas o equivalente a seis franquias por hora útil no Brasil. Com quase 222 mil franquias no País, foi gerada uma receita de aproximadamente R$ 965 milhões por dia.

Em 2014, as receitas geradas pelas franquias chegaram a R$ 352 bilhões. O crescimento da receita foi de 7,54% em relação a 2013. A porcentagem supera as taxas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. As franquias foram responsáveis por quase um décimo de toda a riqueza gerada no País em 2013, quando representou 9,1% do PIB. Os dados são do Balanço 2014 – Impacto do Franchising na Economia Brasileira, realizado pela Rizzo Franchise.
O balanço também aponta que a rede de franquias e próprias, em 2014, cresceu 8,52% em relação a 2013, com 17.413 novas unidades – em relação ao número de franqueadores, houve um aumento de 6,20%, totalizando 168 novas marcas. Com esse aumento, o Brasil chegou à marca de 2.879 empresas franqueadoras atuando no mercado, sendo 87,4% delas de origem brasileira. Além disso, no ano passado, as franquias abriram mais de 155 mil novas vagas de trabalho, apresentando um crescimento de 7,16% em relação a 2013. No total, as franquias são responsáveis por cerca de 2.330 milhões de empregos diretos e mais de dois milhões indiretos.
De acordo com Paulo Renato Fava Adorno, coordenador do Programa Sebrae Franquias, o mercado de franquias em Goiás vem acompanhando a projeção nacional. “Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), estima-se que o crescimento do faturamento do setor, em 2015, ficará entre 7,5% e 9,0%. Tendo em vista a abertura de novos shoppings centers, principalmente nas maiores cidades do interior, onde há oportunidade de investimentos e a necessidade de atendimento do público consumidor.”

Sistema
Em razão da ampla rede espalhada pelo Brasil e pelo mundo, o sistema de franquias é, de maneira geral, bastante familiar. Mas não existe uma definição única para franquia. De forma simplificada, pode-se dizer que é uma estratégia empresarial para distribuição e comercialização de produtos e serviços e que a franquia de negócio formatado (Business Format Franchising) é a que melhor tem representado os sistemas comercializados hoje em dia.
Esse modelo se caracteriza pela existência de um contrato no qual uma empresa, detentora de uma marca ou patente (franqueador), utiliza o sistema de franquias para expandir seus negócios, concedendo a outros (franqueados) o direito de uso de sua marca ou patente e de exploração comercial do que tiver sido desenvolvido ou testado por ela. Para reproduzir corretamente o modelo e se beneficiar de um negócio experimentado e bem-sucedido, o franqueado deverá receber orientação para a instalação e operação da unidade franqueada, mantendo o padrão exigido e remunerando a franqueadora pela concessão dos direitos e pela transferência desses conhecimentos.

Vantagens e desvantagens
De acordo com Paulo Renato, para o franqueador, as principais vantagens do sistema são uma maior rapidez na expansão do negócio, com baixo investimento próprio, uma vez que o investimento em cada novo ponto será feito pelos franqueados; aumento da disponibilidade de tempo e recursos para ações de marketing e desenvolvimento de produtos e serviços; economia de escala, com a redução do custo médio de produção e do preço pago pelos insumos, uma vez que o maior volume de compras aumenta o poder de negociação junto aos principais fornecedores da rede; além do fortalecimento da marca.
Já para o franqueado, Adorno ressalta, entre as vantagens, o uso da marca testada  e reconhecida no mercado, reduzindo os erros comuns em negócios iniciantes, uma vez que o negócio franqueado será fruto da experiência do franqueador, que já terá feito ajustes antes e durante a opção pelo modelo de franquia, para melhoria e credibilidade da marca; participação em uma rede, aumentando o poder de negociação junto aos fornecedores; utilização do know-how do franqueador; treinamentos e orientação na gestão do negócios; e consultoria de campo.
Porém, o coordenador frisa que, “muito embora a participação em uma rede de franquias possa representar inúmeras vantagens para o franqueado, é preciso que tenha ciência dos desafios”. Adorno destaca, entre os desafios a serem enfrentador pelo franqueado, o controle permanente para manutenção de padrões, no período de vigência de contrato; o poder de decisão limitado, devendo o franqueado consultar a franquia e obter sua autorização toda vez que desejar realizar ações que não digam respeito às decisões gerenciais da responsabilidade exclusiva do franqueado; e o pagamento de royalties e das taxas, pela concessão do direito de uso da marca.

Entrando no mercado
Para se tornar um franqueado, conhecer o sistema é fundamental, como afirma Adorno. Ainda de acordo com o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae-GO), antes de descobrir em qual setor apostar, é preciso analisar o seu perfil pessoal e buscar os segmentos com os quais mais se identifica. A partir daí, de acordo com Adorno, é necessário avaliar a capacidade de investimento e “selecionar algumas franquias – mesmo que sejam do mesmo segmento –, e observar o que uma franqueadora oferece em relação a outra”. O consultor indica ainda buscar informações com franqueados e ex-franqueados da rede, além de orientações e consultorias especializadas, e capacitações.
Agora, se você tem uma empresa e quer transformá-la em uma franqueadora, também será imperativo cumprir alguns requisitos. “É necessário que a empresa já esteja no mercado por pelo menos dois anos, que tenha o registro da marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), demonstrativo financeiro e contábil dos dois últimos exercícios e uma unidade em funcionamento, para que ela seja utilizada para a atualização dos padrões”, esclarece Adorno. Ainda de acordo com ele, ainda será realizado um diagnóstico de franqueabilidade, com o qual é possível verificar a viabilidade do negócio, para que seja realizado o processo de formatação.
fonte: http://www.dm.com.br/economia/2015/02/franquias-setor-crescente.html


E-Commerce