Como é administrar uma empresa familiar?

 

Caro, Empreendedor! Hoje, vamos falar sobre, Empreendedorismo Familiar. Os desafios, as dificuldades, e qual o segredo para conduzir uma empresa familiar rumo ao sucesso, como administrar uma empresa onde o dono é seu pai, sua mãe, e seus irmãos são seus companheiros de gestão. E quem vai nos ajudar a entender um pouco de como funciona tudo isso, é nosso primeiro entrevistado do blog, Gislan Viera, ele é quem comanda o Grupo Magister de ensino.
Psicologo por formação, empreendedor por paixão, esse é Gislan Viera, que comanda os negócios da família por 16 anos. Fomos bater um papo com ele e saber como é o dia a dia, saber se “quem é da família trabalhar menos ou quando quer”.
Caderno Empreendedor: Quais os desafios de conduzir uma empresa familiar, está a frente da empresa?
Gislan Viera: É um desafio muito grande, existem dois aspectos que precisam ser vistos para que possamos ter bons resultados na gestão de uma empresa familiar. O primeiro aspecto que é preciso está atento, é o afetivo, o ritmo do trabalho não pode afetar a vida familiar, é preciso ter cada coisa em seu lugar. O outro aspecto, é a profissionalização. Os membros da família precisam compreender que neste processo, eles precisam se tornar neutros, sempre buscando atingir um bem comum, que é o crescimento e sucesso da empresa. A profissionalização é o maior desafio, a profissionalização é o ápice para que a empresa chegue ao sucesso. Cada membro não pode apenas defender seus ideiais,  mas defender os interesses da empresa.
Caderno Empreendedor: Como é a cobrança dos pais por bons resultados?
Gislan Viera: A cobrança existe em todo processo administrativo, pois temos metas a cumprir, temos objetivos da própria empresa. Quando há uma profissionalização dentro da empresa, nos assumirmos nossas responsabilidade como funcionários, independente de sermos filhos ou parentes. Busco realizar o trabalho com muito profissionalismo, justamente pra não haver inversão de papeis.
Caderno Empreendedor: E o puxão de orelha, existe quando os resultados não vem?
Gislan Viera: Eu não diria nem tanto “puxão de orelha” mas, nossos pais nos dão as orientações necessárias para atingir os objetivos da empresa. E como toda empresa, nos somos direcionados e quando necessários sim, meus pais me chamam a atenção, caso realmente agente não esteja trilhando pelo caminho trilhado pela presidência.
Caderno Empreendedor: A cobrança é menor ou maior por conta da filiação familiar?
Gislan Viera: Realmente, o nível de cobrança se torna bem maior, por que existe ainda a autoridade materna e paterna dentro do acompanhamento do trabalho. O nível de cobrança é grande pela busca por bons resultados.
Caderno Empreendedor: Depois de tanto tempo a frente dos negócios da família, você tem planos de abrir sua própria empresa?
Gislan Viera: Chega um momento, que você alcança a maturidade profissional, e acabamos sentindo a necessidade de ter o próprio negócio. Mas, no meu caso não significa abandonar os negócios da família, mas, a necessidade de algo para complementar os negócios da familia. O que eu administro hoje não é meu, é uma empresa dos meus pais, empresa família, hoje sinto necessidade de ter meu negócio, que considero como fruto de uma maturidade profissional adquirida.
Caderno Empreendedor: Gislan, muito obrigado pelo bate papo, pra finalizar, que recado você deixa para quem deseja empreender?
Gislan Viera: Eu digo que um empreendedor, é um sonhador! Todos nós que empreendemos temos um sonho. Eu deixo como mensagem para vocês leitores, é importante sonhar, acreditar no seu sonho, para que a partir dai, você ter um foco, um objetivo que é a realização deste sonho. Para você que quer empreender, ter seu próprio negócio, toda essa ideia tem que partir de um sonho, de um desejo interior. A necessidade de galgar novos rumos, a trilha um caminho. A minha mensagem final é, sonhe, e acredite que é possível!


Gislan Viera em evento da empresa familiar que administra.

Como podemos observar, o ponto crucial descrito pelo Gislan, é a prossionalização. Trabalhar em vista do bem maior que é a empresa, e não seus objetivos pessoais, trabalhar em uma empresa familiar apenas para garantir resultados para si mesmo, pode destruir você, e ainda pode levar a empresa junto a falência. Mas quando há neutralidade, onde o bem maior é a empresa, o sucesso e crescimento da empresa é questão de tempo.
Outro ponto importante que destaco, é a importância dos pais, ou daqueles que estão a mais tempo na condução da empresa. Ouvir essas pessoas, se deixar direcionar por elas é um fator crucial, não que elas sempre estarão certas, mas ter os ouvidos sempre atentos a voz da experiência. Nem sempre você está certo, ou mesmo a sua solução por mais moderna que seja talvez não seja o melhor para empresa. É preciso um pouco de maturidade nessa hora.
fonte: http://www.portalodia.com/blogs/cadernoempreendedor/como-e-administrar-uma-empresa-familiar-224924.html

E-Commerce