5 lições de empreendedorismo que aprendemos no Super Bowl.

A final do campeonato de futebol americano refletiu algumas situações comuns no mundo dos negócios.




O Super Bowl, a final do futebol americano dos Estados Unidos, ainda não virou assunto de mesa de bar no Brasil – mas vem ganhando adeptos ano a ano, vale dizer. Além de um grande espetáculo esportivo, a vitória do New England Patriots sobre o Seattle Seahawks traz ensinamentos importantes para os empreendedores. Afinal, assim como em um jogo, a gestão de um negócio tem dramas, superação e alegrias.
Justin Bariso, empreendedor e colunista do site da revista “Inc.”, listou algumas lições deste Super Bowl para os empreendedores. Confira:
1. Saia na frente
Estatísticas da NFL mostram que as equipes que pontuaram primeiro venceram em mais da metade dos Super Bowls – e o desfecho da partida deste ano não foi diferente.
Se você está trabalhando em algo revolucionário, não perca tempo esperando até ele ficar perfeito. Na opinião de Bariso, o ideal é colocar o produto no mercado o mais rápido possível, antes que algum concorrente tenha a mesma ideia.
2. Adaptar-se é fundamental
No final do primeiro quarto da partida, Jeremy Lane, defensor do Seahawks, interceptou um passe de Tom Brady e conseguiu reverter uma bola para a sua equipe. Mas, infelizmente, Lane acabou se machucando na jogada. Isso obrigou o técnico do time de Seattle a substituí-lo por outro jogador: Tharold Simon. Lane e Simon têm características de jogo diferentes, mas nem por isso o treinador mudou a estratégia de sua defesa. O Patriots aproveitou a situação e investiu seus ataques em cima do novo jogador. A estratégia deu certo. Dos 28 pontos marcados pela equipe vencedora, 21 surgiram a partir de jogadas pelo setor em que Simon atuou. 
A lição para os empreendedores é de que seu plano de negócios pode ter falhas que podem causar seu fracasso. Aprenda a olhar para suas fraquezas e corrija tudo que for necessário antes que seja tarde demais.
3. Procure talento em lugares inesperados
Uma das melhores histórias do último Super Bowl foi protagonizada por Chris Matthews, receptor do Seahawks.
Em 2011, ele for cortado de outra equipe e desistiu de jogar futebol americano. Longe dos campos, trabalhou por um tempo como vendedor de sapatos esportivos. No ano passado, Matthews teve uma chance da equipe de Seattle. Seu bom desempenho ajudou o time a chegar à grande final, e hoje ele é um dos jogadores mais valiosos dos Estados Unidos.
E como isso se aplica aos negócios? Bariso responde por meio de uma citação de Nolan Bushnell, cofundador da Atari e o primeiro chefe de Steve Jobs. Segundo Bushnell, um talento pode estar em qualquer lugar – ele mesmo já encontrou ótimos colaboradores trabalhando em restaurantes, mas com habilidade para ocupar cargos no setor de tecnologia.
4. Conheça as suas forças
Quem assistia ao Super Bowl até os minutos finais tinha a certeza de que o Seahawks seria campeão. Mas, em vez de apostar numa estratégia mais defensiva nos momentos finais da partida, o Seahawks arriscou uma jogada ofensiva. O ataque foi interceptado e o Patriots conseguiu a vitória.
É comum encontrarmos empresas cometendo erros parecidos. Arriscar demais pode ser perigoso, segundo o colunista.
5. Não desista
Por mais que os comentaristas declarassem a vitória para o time de Seattle, o Patriots usou a união do seu time para não desistir da vitória. E deu certo, já que a equipe acabou sendo campeã.
Ainda que vários desastres estejam ocorrendo à sua volta, nunca deixe de tentar. Se o seu investidor em potencial está desistindo de você, mande um e-mail como tentativa final, por exemplo.
Em outras palavras, seja pró-ativo. Lute pela vitória da mesma forma que os jogadores do Patriots fizeram.
fonte:http://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2015/02/5-licoes-de-empreendedorismo-que-aprendemos-no-super-bowl.html

E-Commerce