13 sinais de que você é um empreendedor -

Você tem iniciativa e é corajoso? Confira as características de quem se rendeu ao mundo dos negócios.

 

 

Se você pudesse usar uma palavra para descrever o empreendedor, qual seria? Dedicado? Otimista? Apaixonado? Todas essas servem, mas inseguro e encrenqueiro também podem ser usadas.
Segundo a empreendedora e colunista Marcia Layton Turner, são 13 as características que definem um perfil empreendedor. Em artigo na "Business Insider", ela listou esses sinais. Confira: 
1. Você tem iniciativa
Pessoas que são melhores tendo ideias do que traçando estratégias costumam ser bons empreendedores. Modelos de negócios impecáveis não são muito fáceis de encontrar entre as mentes mais ativas. Em vez de passar horas traçando planos perfeitos, resolva as situações conforme elas aparecerem. Dê mais valor à sua experiência de vida de vez em quando.
2. Você é inseguro
Muitos empreendedores que se julgam ambiciosos, na verdade, são inseguros. Aqueles que têm medo do fracasso podem aproveitar esse sentimento para focar mais nos resultados. Se você é inseguro, use isso ao seu favor.
3.  Você é atento ao fluxo de caixa
Até as empresas mais bem-sucedidas ficam de olhos bem abertos quando o assunto é dinheiro. Uma boa reserva permite ter alguns dias ruins sem muito prejuízo. Ser empreendedor significa manter contato constante com fornecedores, buscar parcerias e negociar melhores condições de pagamento e recebimento de dinheiro, segundo Marcia.
4. Você se mete em algumas confusões
Empreendedores costumam pedir mais desculpas do que permissões, principalmente quando surgem oportunidades únicas e rápidas. São profissionais insatisfeitos com suas condições atuais – eles querem crescer e aproveitam qualquer oportunidade que podem levar ao sucesso. Confusões, portanto, às vezes revelam pessoas interessadas em inovar e em buscar novos caminhos.
5. Você é corajoso
Enquanto a maioria das pessoas evita o risco, o empreendedor enxerga nele algum potencial.  Quem entra para o mundo dos negócios muitas vezes tem coragem de deixar amigos, família e até a casa para trás. Estes profissionais são otimistas ao extremo e sempre acreditam que seu trabalho e seus investimentos compensarão.
6. Você não consegue parar quieto
Empreendedores têm uma energia gigantesca, que os motiva mesmo quando todos do escritório já foram para casa. Negócios os deixam ansiosos, animados e elétricos. É comum ver empreendedores se dedicando a mais de um projeto ao mesmo tempo.
7. Você é maleável
Se você estiver disposto a ouvir, seus clientes mostrarão quais produtos e serviços são mais valiosos ou não na sua empresa. Empreendedores inteligentes evoluam constantemente com feedback e estão dispostos a realizarem mudanças.
 8. Você olha para o próprio umbigo de vez em quando
Por não terem chefes, empreendedores precisam ficar confortáveis com processos de autoavaliação. Para isso, segundo a especialista, é necessário pedir feedback aos colegas de trabalho e prestar atenção a críticas, de clientes, por exemplo, que passam batidas. Além disso, analisar o que você mesmo está fazendo e como está agindo é importante. Nessas horas, olhar para o próprio umbigo dá resultado.

9. Você é motivado por desafios
Muitos funcionários "lavam as mãos" quando deparam com algum problema ou dificuldade. Por outro lado, empreendedores enfrentam seus desafios. E não é só isso – os obstáculos servem de motivação nos negócios.
10. Você se considera um estranho
Empreendedores nem sempre são bem aceitos por todos. Eles parecem ser teimosos, cheios de opiniões, exigentes e peculiares. Mas isso não é necessariamente algo ruim, diz Marcia.  Eles até podem ser rejeitados, mas isso só aumenta a vontade de ter sucesso.
11. Você se recupera rápido
Já não é nenhum mistério que empreendedores levantam depois de cada queda. O truque é ser rápido nesse momento. Se seus planos não derem certo, não fique lamentando ou sinta pena de si mesmo. Parta logo para o seu próximo grande objetivo.
12. Você executa seus planos
Pessoas de todas as áreas e profissões são capazes de reconhecer boas ideias, mas é preciso dar aquele passo adiante para tirá-las do papel. Empreendedores pensam em maneiras para concretizar seus planos, eles são inovadores.
13. Você se cerca de consultores
É importante manter o contato com pessoas mais inteligentes do que você e ouvir o que elas têm a dizer. Verdadeiros empreendedores não contratam conselheiros que vão concordar com suas opiniões. Eles escolhem pessoas com experiência para contrariá-los sempre que necessário.
fonte: http://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2014/07/13-sinais-de-que-voce-e-um-empreendedor.html

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Empreendedorismo: Oportunidade ou ciclo vicioso?

 

Atualmente, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e na busca de se diferenciar nesse competitivo mercado as empresas apostam as suas fichas em profissionais cada vez mais capacitados. E essa capacitação profissional está alinhada tanto a uma excelente formação acadêmica quanto a uma experiência de mercado que o candidato possa ter.
Diante desta ‘problemática’ os profissionais procuram fazer cursos de pós – graduações (MBAs), curso de idiomas, cursos de extensão, etc. Em outras palavras, os profissionais se utilizam de todos essas especializações para ter uma ‘bagagem’ e assim possam competir no mercado de trabalho.

Em contraste, muitos desses profissionais encontram dificuldades em se aperfeiçoar, e assim buscam sanar esse problema abrindo o seu próprio negócio. Muitos desses empreendimentos são abertos por jovens de aproximadamente 19 a 26 anos. É diante deste cenário que muitos especialistas e teóricos do tema são unânimes em afirmar que o empreendedor que está surgindo no mercado é o empreendedor por oportunidade.
Diante desta hipótese nos deparamos que o profissional do século XXI passa por um complexo ciclo vicioso, onde as dificuldades que ele encontra na busca de um emprego fazem com que ele abra o seu próprio negócio.
Na faculdade converso com várias pessoas, e escuto vários relatos de pessoas que ainda não sabem o que querem do curso, ou não sabem qual a carreira que seguir. Como sempre, as pessoas colcam suas desculpas (convincentes e não convicentes) para não estudarem ou se aperfeiçoarem não para a carreira profissonal, mas para a vida.  
Nos corredores da faculdade me pergunto: "Será que esses alunos vão ser empreendedores por necessidade ou por oportunidade?"  "Será que a falta de fazer um especialização poderá torná-los reféns do mercado de trabalho?"
fonte:http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/empreendedorismo-oportunidade-ou-ciclo-vicioso/79316/

E-Commerce

 

Como fazer seu negocio virtual prosperar? 



Muito se tem ouvido falar de startup, negócios milionários de internet, geeks, nerds, inovação, empreendedorismo, pitch de ideias. Muitos sonham em ter seu negocio próprio e ficar milionários rapidamente. 

Quem são eles?Qual o perfil destes jovens empreendedores no Brasil? 

- Maioria homem. 
- Idade de 18 a 34 anos 
- Se concentram nas cidades de São Paulo,Minas Gerais e Rio de Janeiro. 
- Tem educação superior e cursou ciências da computação, engenharia ou administração. 
- Criou sua primeira empresa ainda na faculdade. 
- Fala inglês. 
- Já teve emprego tradicional mas nunca ficou muito tempo neles. 
- Adora a flexibilidade de horário no trabalho e prefere a produtividade. 
- São motivados pelos desafios. 
- Propõem grandes soluções para grandes problemas. 
- Gostam de impactar a vida das pessoas com ideias inovadoras que contribua com a sociedade. 
- Não costumam deter a informação: são mais abertos a captarem e distribuírem informações para todo mundo. 
- Dominam tecnologias: são pioneiros em negócios tecnológicos, principalmente os que envolvem a internet. 

Em pesquisa SEBRAE apurou as taxas de mortalidade de empresas no Brasil, a partir de dados de amostras de empresas constituídas e registradas nas Juntas Comerciais Estaduais nos anos de 2000, 2001e 2002. 

O levantamento das taxas de mortalidade em % revelou dados alarmantes: 

49,9% das empresas encerraram as atividades com até 2 anos de existência;56,4% com até 3 anos;59,9% com até 4 anos. 

Algumas causas são apontadas nas falhas dos negócios segundo citado Chiavenato (2008, p. 15) : 


Inexperiência- 72 % 

Incompetência do empreendedor 

Falta de Experiência de campo 

Falta de experiência profissional 

Experiência desequilibrada 

Fatores econômicos - 20 % 

Lucros insuficientes 

Juros elevados 

Perda de mercado 

Mercado consumidor restrito 

Nenhuma viabilidade futura 

Vendas Insuficientes - 11 % 

Fraca competitividade 

Recessão econômica 

Vendas Insuficientes 

Dificuldade de estoques 

Despesas excessivas - 8 % 

Dividas e cargas demasiadas 

Despesas operacionais 

Outras causas – 3 % 

Negligencia 

Capital insuficiente 

Clientes insatisfeitos 

Fraudes 

Ativos insuficientes 

Fonte: Chiavenato (2008, p.15) 


No meio que trabalho na criação de negócios virtuais, já vi muitos negócios afundarem rapidamente, e vi muitos prosperarem.Qual é o segredo?Basta apenas uma boa ideia? 

Estudo feito pelo SEBRAE (2004) apontou varias causas que levaram ao fechamento de empresas no Brasil, evidenciando que um dos principais fatores que tem contribuído para essa situação é a falta de capital de giro (51% das respostas), vindo na sequencia a elevada carga tributária (34%), fator apontado em outras pesquisas correlatas do SEBRAE. 

Esta semana recebemos em Londrina Maria Rita S. Bueno a diretora executiva do grupo Anjos do Brasil que ministrou uma palestra sobre Investimento Anjos no Brasil que foi organizada pelo movimento Startup Londrina e contou com a participação de empresários e instituições importantes de Londrina e Região. 


 A Anjos do Brasil é uma organização sem fins lucrativos que apoia os empreendedores na busca de investimento anjo para seus negócios de varias formas. 

Entrevistamos Maria Rita e pedimos algumas dicas para quem tem uma startup e deseja alavancar seu negocio: 

Como funciona o investimento anjo? 

O Investimento Anjo é um aporte de capital efetivado por uma pessoa física (investidor anjo) associado a apoio estratégico para o empreendedor e sua empresa, prestando orientação, compartilhamento de sua experiência e conhecimento para aumentar as chances de sucesso do negócio e acelerando seu crescimento. 

Qual o perfil do empreendedor que procura investimento anjo? 

Deve ser um empreendedor que tenha um negócio com alto potencial de crescimento, seja escalável, isto é, possa crescer sem depender de especialistas nem de grandes somas de capital e tenha inovação para se diferenciar do que já existe no mercado. Este empreendedor é aquele que tem um projeto de realização de uma ideia e que tenha dedicação total ao mesmo, demonstrando sua capacidade de execução, que é o que faz a diferença. 

Como deixar o seu produto marcado para os investidores?
 

O que o investidor mais gosta de ouvir é o que você já fez e os resultados que obteve, não apenas o que pretende faz. Isto certamente irá marcar ele e despertar o interesse em conhecer mais. 

O que é considerado um diferencial para despertar a atenção de um investidor anjo? 

Para o investidor anjo, o ponto que ele considera mais importante em uma startup é o time empreendedor, sua qualificação, competências e capacitação sobre empreender. Em seguida, ele avalia o potencial do mercado e a oportunidade que ele apresenta pela forma com que os concorrentes atendem o mesmo e diferentemente do que muitos imaginam, a ideia ou projeto vem em terceiro lugar como diferencial. 

fonte:http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-31--138-20140727